Livro recomendado #01
“Portugal Livre” – Joe Weil (edição de autor à venda na Livraria BERTRAND, FNAC e em www.portugallivre.com)Uma perspectiva nova e algo perturbadora sobre a luta pela Liberdade em Portugal, analisada a partir do falhado Golpe de Beja, que deixa no ar a sensação de que todos somos peões num jogo de interesses muito maior.
O autor revela, num diálogo imaginado, a forma como a perfídia e o maquiavelismo de alguns manietaram a Liberdade e o direito à Justiça de muitos para concluir que, em última análise, a culpa mora no conformismo e na subserviência de todo um Povo.
“... a lavagem cerebral activa e óbvia promovida pela ditadura era menos poderosa que a lavagem cerebral invisível de hoje. Durante o regime salazarista, pelos menos as pessoas sabiam que estavam a ser censuradas, portanto sabiam que não podiam confiar nos media do estado. Hoje, porém, a informação que lhes chega é filtrada, mas as pessoas acreditam nela porque lhes disseram que Portugal é um país livre.
[...]
Não são precisas grades para manter as pessoas aprisionadas, na verdade a melhor e mais eficiente forma de manter as pessoas aprisionadas é drogá-las e convencê-las de que a prisão é uma forma de liberdade. A lavagem cerebral é hoje mais eficaz do que era durante a ditadura porque é invisível. Em vez de tornar ilegal o acesso a alguma informação, as pessoas que te manipulam preferem levar-te a ignorar alguma informação.”
“O teu fluído vital e o do teu país estão a esgotar-se porque vocês cortaram com o vosso passado.”
“Portugal está neste triste estado porque as pessoas são demasiado impacientes. Preferem a recompensa instantânea fornecida pelo saltitar entre programas de TV desmiolados nos diferentes canais, do que enfrentar a vida real. As coisas que valem a penas são demoradas.”
“Portugal nunca chegará a um destino se não souber de que porto partiu.”
“Portugal tem que resolver os problemas com o seu passado se quer entrar plenamente no futuro.”
“Os portugueses têm de deixar de procurar bodes expiatórios para os seus problemas e começar a aceitar responsabilidades. A verdadeira revolução deste país será um amadurecimento – o crescimento e a conquista de liberdade das pessoas comuns. Só através deste espírito pode Portugal ser Ressuscitado e tomar o seu lugar, mais uma vez, entre as nações honradas.”
Só mesmo Pessoa o diria melhor, na sua ‘Mensagem’:
“Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!”
1 Comments:
Gostei desta "mensagem".
Enviar um comentário
<< Home