terça-feira, maio 31, 2005

A sociedade MATRIX ao virar da esquina (3)

Os avanços da ciência revelam sempre um faceta preocupante e, juntando as diversas peças que vêm vindo a lume, o futuro augurado para a Humanidade é tudo menos radioso.

De acordo com um artigo recentemente publicado no PúblicoOnLine intitulado “Cientistas usam luz para controlar cérebro de moscas à distância”, uma equipa de investigação da Universidade de Yale, onde se inclui a PORTUGUESA Susana Lima, conseguiu transmitir ordens aos insectos, desenvolvendo-se o comportamentos destes conforme o ‘comandado’.

O responsável pela investigação, após dissertar sobre as possibilidades abertas pela descoberta, nomeadamente no que concerne à regeneração de funções após uma doença ou acidente, tem uma frase preocupantemente reveladora: “Isto é um passo importante da neurociência em direcção à capacidade de prever ou manipular comportamentos”.

Se bem que esta tecnologia possa vir a permitir, tal como referido no artigo, “a concepção de próteses de membros mutilados”, o certo é que poderá também ser coordenada com as descobertas apresentadas em posts anteriores.

visitas desde 21 de Janeiro de 2005