mais um WEF
Começa mais um fórum económico mundial... e mais uma vez em Davos, já que as tentativas de levar a reunião a outras partes do mundo foram algo mal sucedidas.Como é costume estarão presentes os políticos mais importante e os principais executivos das maiores empresa do mundo, cabendo a Tony Blair o discurso de abertura.
Desta vez os principais temas em debate vão ser o sobreaquecimento da Terra bem como os planos de desenvolvimento para África e a luta contra a SIDA (estes dois últimos, sem dúvida, intimamente ligados). Como seria de esperar estão ainda incluídos na agenda o Irão (próximo país do eixo do mal a ser 'democratizado'?!....) bem como o futuro do Iraque 'livre' e o explosivo desenvolvimento económico da China.
Mas:
1) Quando é que as multinacionais farmacêuticas desenvolverão uma vacina contra a SIDA se é da venda dos medicamentos para minorar os efeitos do vírus que vêm parte das suas receitas?
2) À luz dos interesses chineses em território iraniano, nomeadamente na área petrolífera, como reagirá a China se os USA continuarem a ameaçar o Irão e, eventualmente, optarem pela 'democratização' deste país?
Duas perguntas, entre muitas que se levantam, e para as quais, nós, pequenos contribuintes e escravos da engrenagem capitalista, nunca obteremos resposta....
http://news.bbc.co.uk/1/hi/business/4208665.stm