sexta-feira, abril 29, 2005

Ai Costa, a vida costa!...

Com menos de três meses no poder, já se começa a desvanecer o estado de graça do governo liderado por José Sócrates.

De louvar é a atitude de António Costa (ex-Ministro da Justiça no tempo de António Guterres e actual Ministro da Administração Interna) que reconhece agora que a sua proposta de fazer acompanhar as operações policias por elementos do Ministério Público terá resultado de um erro de interpretação jurídica. E para esbater o evidência de ele próprio dever ter conhecimento da lei por ser advogado desculpou-se com o facto de há muito tempo estar afastado do exercício da actividade (pois é…. isto de ser Deputado da Assembleia da República, Deputado do Parlamento Europeu, Ministro, etc…. tem sempre as suas vicissitudes!!!).

Menos de louvar será sem dúvida a postura arrogante do mesmo Ministro ao vilipendiar aqueles que inicialmente tiveram a ousadia de o confrontar tentando demonstrar-lhe a evidência dos factos. Afinal, a base da sua proposta até foi ele ter “Sempre ouvi(do) dizer que as polícias tinham perdido competências para fazer aquilo que se denomina de rusgas”. (da próxima vez que eu ouvir dizer alguma coisa também vou pedir que seja feita uma proposta de lei!….)

A clara falta de preparação dos elementos da equipa governativa começa a surgir e pouco faltará para que chegue o medo da tomada de decisões.

E entretanto cá vamos nós cantando e rindo a caminho do pântano.


PS: qual seria a reacção da comunicação social e o que seria de Santana Lopes e do seu governo se tivessem sido eles a cometer esta calinada?

terça-feira, abril 26, 2005

E agora Sr. Bush?!.....

Veio hoje, finalmente, a lume o resultado do relatório da CIA sobre a procura de armas de destruição maciça iraquianas (que, para quem se esqueceu, foram a razão invocada pelos USA – e (ab)USA – para invadir um país soberano).

Contrariamente ao pretendido pelo Sr. Bush, eis que o relatório da agência governamental vem contradizer a argumentação usada pela diplomacia estado-unidense (ainda alguém se lembra da triste figura feita por Colin Powell no Conselho de Segurança da ONU?!...), reforçando o parecer da AIEA já há bastante tornado público.

A CIA, depois de 18 meses de investigação e constantes interrogatórios a detidos (com recurso a técnicas avançadas de colaboração?!....) acaba por contradizer a informação inicial que forneceu à Casa-Branca em que afirmava categoricamente a existência das referidas armas de destruição maciça (incluía mesmo a localização e fotografias aéreas das mesmas!!!).

Ironicamente, o Sr. George W. Bush condecorou o Sr. George Tenet com a medalha da ‘Liberdade’ (uma das mais importantes condecorações estado-unidenses)...

Face aos acontecimentos durante e após o mandato do Sr. Tenet à frente da CIA entendemos que a ‘liberdade’ pela qual este se mostrou um acérrimo lutador será mais a das empresas estado-unidenses na conquista do mercado iraquiano do que a LIBERDADE tão necessária ao comum iraquiano!

Um Homem deve assumir os seus enganos.
Um político deve tirar ilações e consequências políticas da gravidade dos erros em que incorre.

E agora Sr. Bush?!.....

segunda-feira, abril 18, 2005

Chapelinho Rosa Chock

A tradição há muito que deixou de ser o que era mas as histórias infantis deveriam (e devem) continuar a ter como principal função construir o quadro de valores morais das crianças de hoje, futuros Homens do amanhã.

Chapelinho Rosa Chock é uma conseguida adaptação do clássico Capuchinho Vermelho. Desta vez, antes de o lobo mau comer a Avózinha, a Netinha ensina-o a separar o lixo e a fazer uso dos ecopontos. Um espectáculo em que o público, de todas as idades, interage com os actores, criando assim uma verdadeira cumplicidade que culmina no convívio entre todos durante o lanchinho após o final da peça.

Espantosa é a forma como apenas quatro (4) actores se desdobram em múltiplas funções (desde a própria representação, até à música, tocada ao vivo, passando ainda pela adaptação cénica) revelando a criatividade e o espírito de improviso das pequenas companhias independentes existentes por esse país fora.

Se mora na zona de ALVERCA aproveite e leve os seus filhos ao Forum Cultural da cidade e ensine-os a gostar de teatro.


Chapelinho Rosa Chock
(um espectáculo musical com lanchinho)

em cena no FORUM CULTURAL DE ALVERCA até 29 de MAIO
todos os SÁBADOS E DOMINGOS pelas 16:00

quinta-feira, abril 14, 2005

voltei...

Depois de uma prolongada ausência devido às férias e a uma agenda profissional algo sobrecarregada, cá estou eu de volta….

Vou pugnar por ser um pouco mais disciplinado e tentar manter uma certa periodicidade nos meus escritos para que, pelo menos, estejam minimamente actuais e consigam acompanhar a passada ligeira a que se move o mundo actualmente.

visitas desde 21 de Janeiro de 2005