terça-feira, maio 31, 2005

Os Gomos da Rosa

Para quem ainda acreditava que o Governo de José Sócrates seria diferente de todos os que já passaram por PORTUGAL, eis que este se apressa a agir para nos demonstrar o contrário.

Passando por cima do facto de o combate ao défice ser tentado pelo aumento da receita (com o ‘normal’ e habitual esmagamento da classe média), em vez de pelo controlo da despesa, eis que começam as nomeações políticas.

Fernando Gomes, esse fantástico personagem político nacional, surge de novo na ribalta, com a sua nomeação para o Conselho de Administração da GALP.

Indubitavelmente que o Sr. tem obra feita enquanto Presidente da CM Porto (lembram-se das ligações ‘obscuras’ ao FCP?) e como Ministro da Administração Interna (quem se esqueceu dos comentários que fez acerca das cenas de pancadaria durante um jogo de hóquei?). Mas qual é o seu curriculum no sector petrolífero ou, para sermos um pouco menos exigentes, qual a sua experiência como gestor de empresas?!...

Comparável, só a nomeação de Cardoso e Cunha para a TAP… Ainda bem que alguém se apercebeu que as guerrinhas estabelecidas com Fernando Pinto seriam prejudiciais, principalmente, à transportadora aérea e que Cardoso e Cunha apenas se encontrava lá por puro interesse pessoal...


Esta nomeação só me faz lembrar aquela anedota:

Um comum cidadão tentar arranjar uma ‘cunha’ para o filho junto de um seu amigo ‘bem colocado’:
- Eh pá, tens lá um espacinho para encaixar o meu filho que está agora a acabar curso?
- Pode ser que se arranje um lugar no Conselho de Administração de alguma das empresas.
- Hum… Isso é muito ambicioso… Arranjas alguma coisa mais modesta?
- Que tal te parece director de um qualquer departamento estratégico?
- Isso é muito alto….. Eu tinha pensado num cargo mais do tipo administrativo… Para ele se ir apercebendo do funcionamento da empresa e depois ir subindo.
- Agora é que tu me ‘tramaste’…. Para isso é preciso ter pelo menos 3 anos de experiência, ser fluente em Inglês e Francês, dominar perfeitamente diversas aplicações informáticas e ainda saber atender telefones e tirar fotocópias...

A sociedade MATRIX ao virar da esquina (3)

Os avanços da ciência revelam sempre um faceta preocupante e, juntando as diversas peças que vêm vindo a lume, o futuro augurado para a Humanidade é tudo menos radioso.

De acordo com um artigo recentemente publicado no PúblicoOnLine intitulado “Cientistas usam luz para controlar cérebro de moscas à distância”, uma equipa de investigação da Universidade de Yale, onde se inclui a PORTUGUESA Susana Lima, conseguiu transmitir ordens aos insectos, desenvolvendo-se o comportamentos destes conforme o ‘comandado’.

O responsável pela investigação, após dissertar sobre as possibilidades abertas pela descoberta, nomeadamente no que concerne à regeneração de funções após uma doença ou acidente, tem uma frase preocupantemente reveladora: “Isto é um passo importante da neurociência em direcção à capacidade de prever ou manipular comportamentos”.

Se bem que esta tecnologia possa vir a permitir, tal como referido no artigo, “a concepção de próteses de membros mutilados”, o certo é que poderá também ser coordenada com as descobertas apresentadas em posts anteriores.

segunda-feira, maio 30, 2005

Que futuro para a Europa?

No rescaldo do NÃO Francês no referendo para ratificação do Tratado Constitucional Europeu (TCE) convém analisar o porque de tal reacção.

O ‘Le Monde Diplomatique’ do mês que agora finda inclui diversos artigos relativamente esclarecedores sobre as razões que levaram a esta tomada de posição do Povo Francês.

Como usualmente, a ausência de debate em Portugal sobre questões pertinentes revela-se também no completo desconhecimento do Português médio sobre o TCE e revê-se na ausência de espaço televisivo para debate do mesmo.

Acima de tudo o TCE deveria privilegiar um verdadeiro primado dos fundamentos da revolução francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) para toda a Europa bem como uma clara independência da UE, face aos USA, em termos de PESC.

Com o TCE, mais uma vez os interesses do cidadão são sacrificados no altar da globalização e da alta finança.

O debate urge para que a tomada de posição seja consciente.


PS: será que o referendo ao TCE será antes ou depois do referendo sobre a IVG?!....

quinta-feira, maio 19, 2005

O Islão aqui tão perto

Decorre de hoje a domingo o 3º Festival Islâmico de Mértola, com o apoio da Câmara Municipal local.

As actividades são inúmeras, compreendendo animação de rua, exposições diversas, concertos e colóquios, entre outras.

Aproveite o fim de semana para dar um pulinho à bonita vila alentejana de Mértola e ficar a saber que o Islão está longe de ser o papão em que muitos o querem transformar.

Já agora….. fique a conhecer também um pouquinho mais do nosso PORTUGAL.

segunda-feira, maio 16, 2005

A sociedade MATRIX ao virar da esquina (2)

Um artigo de hoje no Público OnLine tem como título:

"Cientistas japoneses criam pilha alimentada pelo sangue"

para quem quiser ler e souber interpretar

sexta-feira, maio 13, 2005

A sociedade MATRIX ao virar da esquina

A escravidão humana estás prestes a cair mais um patamar. Em breve deixaremos de ser escravos de alguns ‘iluminados’ para passarmos a servir máquinas desprovidas de qualquer emoção, criadas por ‘cientistas’ humanos.

Qual o futuro da Humanidade quando esta brinca aos deuses e cria máquinas que se autoreproduzem em minutos?


(de acordo com um artigo recentemente publicado na revista ‘Nature’)

ainda a procissão vai no adro…

Começou a ‘guerra’ pela nomeação como candidato autárquico nos diversos partidos. Os ‘lobbistas’ agitam-se e os partidos navegam ao seu sabor.

Apesar de o saco ser sempre o mesmo, por vezes a farinha revela-se algo diferente.

A distinção estabelece-se entre aqueles que tentam limpar a casa e os que apostam nos ‘cavalos’ do costume.

Por um lado, Marques Mendes, no seu esforço de David contra Golias, luta contra a máquina partidária e tanta excluir das listas Isaltino Morais e Valentim Loureiro pela projecção a que ambos recentemente estiveram sujeitos por motivos conhecidos.

Por outro lado, José Sócrates volta a apostar em Isabel Damasceno, sujeita às mesmas suspeitas que o Major, para a CM Leiria.

Para pensar:
Poucos dias após Marques Mendes ter retirado o seu apoio à recandidatura de Valentim Loureiro à CM Gondomar, surgiu na comunicação social a informação de que o pai do primeiro teria escrito ao segundo duas cartas pedindo uma ‘cunha’ para um seu conhecido.

segunda-feira, maio 02, 2005

Condução Aberta

Mais do que o código da estrada, é certo e sabido que são as mentalidades que têm que mudar.

A condução agressiva e irresponsável praticada pela maioria dos portugueses é, mais do que as deficientes vias de comunicação ou a falta de sinalização, a principal responsável pela elevada sinistralidades rodoviária verificada no nosso país.

Todos se esquecem que a condução deve ser adaptada às condições climatéricas mas também às condições das vias de circulação e sempre condicionada ao trânsito existente no momento.

No momento em que Jorge Sampaio inicia uma espécie de presidência aberta sob a temática da sinistralidade rodoviária, o meu contributo para a mesma traduz-se num simples repto:

Para quando a realização de testes psicotécnicos, com carácter eliminatório, para quem pretende obter ou renovar a carta de condução?

visitas desde 21 de Janeiro de 2005