quinta-feira, março 03, 2005

A Hipótese GAIA

O Homem é um bichinho arisco e perverso e na sua ânsia de lucro fácil e despreocupação máxima acaba por envenenar de forma crescente o Planeta em que (sobre)vive, fazendo-o cada vez mais numa óptica nimby (not in my backyard).

A força do tsunami, registado em Dezembro de 2004, terá rebentado diversos barris de resíduos tóxicos que haviam sido depositados ilegalmente ao largo da costa da Somália por empresas sem escrúpulos, aproveitando a desordem e a barbárie reinantes neste país.

Entre a população do Norte do país regista-se o aparecimento de diversos sintomas que poderão indiciar envenenamento por resíduos nucleares, produtos químicos radioactivos, metais pesados e resíduos médicos.

Toda a acção gera uma reacção e o ‘mal’ acaba por vir sempre à tona.

A HIPÓTESE GAIA, avançada por James Lovelock, ganha progressivamente consistência, levando-nos a uma crescente consciencialização da TERRA enquanto PLANETA VIVO que nos pune pelo mal que lhe infligimos.

O Homem é cada vez mais o carrasco de si mesmo e, se quiser continuar a sobreviver neste maravilhoso MUNDO, terá que mudar, rapidamente, a forma de pensar a CASA onde habita e a forma de agir sobre a mesma.

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=508848&sec=6

visitas desde 21 de Janeiro de 2005